Como cadastrar uma Eleição Realizar Login Após entendido os papéis de cada usuário do sistema e suas funções, caso não tenha lido o tutorial de como funciona os papéis e funções no sistema, favor, consultá-lo no link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial! O login é o processo de identificação de um usuário em um sistema, geralmente por meio de um nome de usuário (No caso do da Aplicação WEB, sua forma de acesso é o login institucional) e uma senha. Ele é essencial para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinadas informações ou funcionalidades. Sua importância está no controle de acesso, impedindo que usuários não autorizados entrem no sistema e garantindo a segurança dos dados. Além disso, o login permite personalizar a experiência do usuário, exibindo suas informações e preferências de forma segura. Ao iniciar a aplicação Web  E-Voto, você se depara com a tela inicial, precedendo a tela de Login, representada abaixo: Ao clicar na opção "Entrar com Conta Institucional" ou em "Entrar" , você será redirecionado para a página de Login: Passos: 1) Preencher o campo de Login institucional; 2) Preencher o campo de Senha Instituconal; 3) Clicar no Botão de Entrar. Observações: No campo de Login institucional, você irá digitar o seu login da instituição. Exemplo: Se seu e-mail institucional é: Nome.Sobrenome@ufvjm.edu.br , seu login institucional será: Nome.Sobrenome No campo senha, você irá digitar sua senha utilizada para acessar o email institucional. O tutorial da apresentação da tela inicial está disponível no próximo capítulo. Seu acesso está disponível, através do link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial! Tela Principal e Funcionalidades Após realizado o processo de Login na aplicação, caso não tenha lido o tutorial de como realizar o login no sistema, favor consultá no link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial ! Após o Login, você será redirecionado para tela principal, contendo todas as funcionalidades de Gestor da Eleição , mostrada abaixo.  Esta é a interface que o Gestor da Eleição possui acesso. Na parte principal, existe uma mensagem de Boas vindas. Na barra superior, existe: No canto superior esquerdo, existe a logo da UFVJM que possui função de retornar a página principal. No canto superior direito, existe a opção de sair do sistema. Ao lado, existe um botão de para realizar um chamado. Ao lado, existe um botão Portal Institucional que  que redireciona ao site oficial da Instituição. Na parte central, existe os blocos de: Ações Disponíveis, contendo as opções de "Criar uma Eleição" , verificar "Minhas Eleições" e verificar as "Eleições Recentes" . Na parte de Minhas Eleições, fica um resumo de todas as eleições recentes e ao lado, ficam os detalhes de cada eleição recente. O tutorial da criação da eleição está disponível no próximo capítulo. Seu acesso está disponível, através do link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial! Funcionalidade Criar Eleição Já entendido sobre a tela principal da aplicação. Caso não tenha lido o tutorial sobre a apresentação da tela escolha de papéis, favor, consultá-lo no link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial! Após clicado no botão de "Criar Eleição" , você será redirecionado para a tela abaixo, contendo as funcionalidades referentes a função de criar eleição: Esta tela de criação de Eleição possui as funcionalidades de cadastros que serão melhores explicadas a seguir: Funcionalidades: Nome Abreviado:  É o nome da eleição que ficará alocado na URL do site, ele é um resumo do nome da eleição e não pode ser igual a um nome de eleição já criado, seu campo é do tipo obrigatório. Nome: É o nome da eleição, o nome que irá aparecer para todos usuários. Descrição: É a descrição da eleição, a descrição detalha as características da eleição. Pseudônimos: Esta opção deixa a  critério do gestor da eleição, caso ele queira que a eleição utilize pseudônimos, ele pode deixar habilitado ou não, por padrão, vem habilitado. Esta função serve para anonimizar a identidade dos eleitores, substituindo-as por pseudônimos, como V12. Ordem Aleatória: Esta opção pode ser habilitada para deixar as questões embaralhadas, deixando sua ordem aleatória. Eleição Privada: Embora exista a opção de Eleição Privada e pode-se subentender que é possível criar uma eleição pública, sua criação é permitida apenas de maneira privada, por uma questão de segurança da instituição, limitando o acesso a eleição apenas na instituição, ou a determinados grupos. Endereço Email: Endereço de E-mail para caso de dúvidas ou solicitação de ajuda na eleição. Data de Início: Opção para definir a Data e Hora de início da eleição, permitindo, inclusive, criar uma eleição no tempo futuro, mas que ela só irá abrir nesta data e horário, porém, ela já estará previamente registrada. Data de Término: Opção para definir a Data e Hora do término da eleição , ela deve ser posterior a data de início. Caso, tudo esteja correto, ao clicar na opção de Salvar , a eleição será criada com sucesso. O tutorial da gestão da eleição está disponível no próximo capítulo. Seu acesso está disponível, através do link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial! Funcionalidade Gestão Eleição Após entendido o processo de criação das eleições. Caso não tenha lido o tutorial da criação da eleição, você pode acessá-lo aqui: Clique aqui para acessar o sistema!  Após, você será redirecionado para a tela principal de gestão e controle da eleição, representada abaixo: Nela é possível criar as questões, importar os eleitores e criação das cédulas e definir os apuradores da eleição.  Além disso, existem algumas informações e instruções acerca da eleição, Como:  Status: Descreve o estado atual da eleição, ou seja, informa se a eleição ainda não foi aberta, quando ela irá terminar ou se já está encerrada. Descrição: Descrição da Eleição. Resultado:   Exibe o resultado da eleição, mostrando a apuração dos votos e os candidatos ou chapas vencedores. Início Votação: Informação da data de Início da votação. Término da votação: Informação da data de término da votação. Ações Permitidas: São os botões de: Arquivar Eleição: Primeira Opção, permite Arquivar a eleição, ou seja, delimitar que ela não apareça na tela inicial do sistema; Duplicar Eleição: Segunda Opção, como não é permitido editar determinadas ações dos sistema, após criado, você só consegue editar, via nova edição da eleição a partir da cópia anterior, isto facilita no processo, ao invés de criar uma nova eleição do 0. Estender a Eleição: Terceira Opção, permite estender o prazo da eleição para uma data específica. Editar Eleição: Quarta Opção, permite editar os dados de criação da eleição, caso haja algum problema ou digitação errada. O tutorial de como  Criar Questões da Eleição está disponível no próximo capítulo. Seu acesso está disponível, através do link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial!