Apresentação

Sobre

Helios Voting

O Sistema de Votação, Helios, disponível no endereço https://evoto.ufvjm.edu.br/ é desenvolvido pelo  Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), Ben Adida. Permite a realização de eleições através da Internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário. Foi utilizada uma modificação feita pelo IFSC da versão original do projeto, disponível em https://vote.heliosvoting.org, para permitir integrar com nossa base de usuários, para traduzir a interface para a língua portuguesa e também alguns ajustes para melhorar sua usabilidade. O código fonte desta versão do IFSC, bem como os manuais para instalação, estão disponíveis no endereço: https://github.com/ifsc/server . O Helios faz uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto (descriptografar o voto) de cada eleitor.

O Helios permite que:

Organizações que utilizam

image-1658630223358.png

Imagem de capa por Freepik.

Helios Voting na UFVJM

Inicialmente, implantado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM para atender demandas locais de votação eletrônica, foi amplamente adotado e utilizado por diversos setores e unidades da universidade.

Iniciado o processo de regulamentação da ferramenta e procedimentos a serem adotados, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) passou a fazer a administração.

A UFVJM testou e fez pequenos ajustes na versão utilizada pelo IFSC, para a utilização nas eleições no âmbito da universidade.

O Sistema Eletrônico de Votação foi institucionalizado na UFVJM no dia 01 de novembro de 2023 conforme Resolução nº CONSU 07/2023.

Nas próximas seções será explicado como operar o sistema de votação eletrônica Helios de acordo com os perfis de acesso: gestor, administrador e eleitor.

Usuários do Sistema de Votação Eletrônica (e-Voto)

Eleitor: este usuário consegue votar uma ou mais vezes em uma mesma eleição, porém só o último voto será contabilizado.

Gestor da eleição: responsável por solicitar o cadastro da eleição via chamado no GLPI à DSI, enviar todas as informações necessárias para criar a eleição, homologar a eleição criada e divulgar o resultado. 

Administrador: este usuário tem os acessos necessários para configurar o ambiente computacional do Sistema. É responsável também por cadastrar a eleição e os eleitores no sistema com os dados informados pelo Gestor da Eleição.