Registrar usuário e logar no sistema

Tipos de usuários

Usuário no CKAN é toda pessoa que acessa o sistema, estando ou não logada. Há três perfis de usuário:

• Usuário "Anônimo": é o usuário que tem acesso apenas às informações públicas;
  • Usuário "Identificado": usuário que possui cadastro no sistema e pode criar organizações, grupos e conjuntos de dados;
  • Usuário "Administrador": usuário que pode criar e excluir conteúdos, outros usuários, ou seja, é o usuário com acesso máximo ao sistema.

Autocadastramento

Para que o próprio usuário se cadastre ele deve:

• Acessar o portal de dados abertos pelo endereço:  https://dados.ufvjm.edu.br/
  • Clicar em "Registrar" na parte superior direita de qualquer página

image-1688586907391.png

• Preencher os dados solicitados na tela "Registrar uma nova Conta". São eles:
      • Nome de usuário: escolha um nome de usuário usando letras, números e caracteres. Por exemplo: joao ou joao_silva. Importante escolher um nome de usuário significativo para evitar ser esquecido. O nome de usuário será usado no login.
      • Nome Completo: será exibido no perfil do usuário
      • E-mail: Seu email, preferencialmente o email institucional. O email não será visível para outros usuários.
      • Senha: criar uma senha forte e repeti-lá no campo "Confirme a senha"

image-1688586637205.png

• Uma vez preenchido todos os campos obrigatórios, clicar no botão "Registrar Conta".
      • Se houver algum problema com os dados preenchidos o sistema exibirá mensagens informando os problemas, como pode ser visto na imagem a seguir.

image-1688650024580.png

• Se estiver tudo certo, o usuário é registrado e logado automaticamente.image-1688741624598.png

Observação: pode existir mais de uma conta de usuário vinculada ao mesmo endereço de email. Assim, escolha um nome de usuário que você lembrará, pois será necessário para fazer login.

Para logar no sistema, o usuário deve :

1 - login.png

2 - acessar.png

Ao logar, o usuário será redirecionado para a tela principal, onde reconhecerá que foi logado com sucesso observando seu nome de usuário no canto superior direito da tela e seu registro de atividades no Portal, como mostra a imagem a seguir.

7 - feed-de-noticias.png