Apresentação
O Open Journal Systems (antigamente chamado de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER) é um software desenvolvido pela Public Knowledge Project (PKP), uma ferramenta apoiada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e direcionada para a gestão de periódicos no formato eletrônico. Trata-se de um software software livre, de código aberto, criado para facilitar o desenvolvimento de publicações de acesso aberto revisadas por pares por meio de um fluxo de gerenciamento editorial completo.
Abrangente, a ferramenta gerencia toda submissão, fluxo de trabalho editorial e publicação de artigos e edições on-line. O OJS oferece os seguintes recursos:
➔ Interface de leitor responsivo com uma seleção de temas ou designs gratuitos;
➔ Fluxo de trabalho editorial flexível e configurável;
➔ Envio on-line e gerenciamento de todo o conteúdo;
➔ Módulo de assinatura com opções de acesso aberto retardado;
➔ Integrado com serviços de publicação acadêmica, como Crossref, ORCID e DOAJ;
➔ Recomendado pelo Google Scholar devido à facilidade de indexação e descoberta;
➔ Instalado e controlado localmente;
➔ Liderado e apoiado pela comunidade;
➔ Multilíngue e traduzido para mais de 30 idiomas;
➔ Extensos guias do usuário e vídeos de treinamento.
Essa ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela Capes, o processo editorial no OJS permite melhorias na avaliação da qualidade dos periódicos e maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do OJS pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração. Também o OJS permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem progressos na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.