Skip to main content

Funcionalidade Abrir Eleição

Após realizado o processo de importe de Eleitores, caso não tenha lido o tutorial de como realizar o importar os eleitores no sistema, favor, consultá-lo no link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial!

Após importar os eleitores, você deve retornar à página principal. O botão de Congelar e Abrir a Eleição já estará habilitado neste momento. Como mostrado abaixo:

image.png

Clicando no botão de congelar a cédula e abrir a eleição, irá abrir a janela de confirmação, mostrada a seguir:

image.png

OBS: Todas as questões devem possuir pelo menos uma alternativa cadastrada para que as cédulas possam ser congeladas e a eleição seja aberta. Caso contrário, o sistema impedirá a execução dessas ações.

image.png

Confirmando, a eleição está aberta e já pode comunicar os eleitores.

Comunicando os Eleitores:

Clicando na aba de Eleitores e Cédulas, será apresentado a tela abaixo:

image.png

Neste sentido, se pode realizar 2 formas de comunicação aos eleitores:

  • Primeira Forma: Clicando no botão azul, e-mail aos eleitores. Desta forma, ele envia o e-mail para todos os eleitores cadastrados.
  • Segunda Forma: Clicando no ícone da carta, ao lado de cada nome, neste sentido, só será enviado o e-mail para aquele eleitor específico.

Após, clicado nestas 2 formas de comunicação dos eleitores, você será redirecionado para tela abaixo, de elaboração do corpo do e-mail a ser enviado.

Elaborando o e-mail

Nesta tela é possível definir os destinatários, o assunto e o conteúdo da mensagem que será enviada aos eleitores. O sistema disponibiliza diferentes modelos de e-mail, que podem ser selecionados conforme a finalidade da comunicação.

Modelos disponíveis:

  • Hora de votar: envia instruções para que o eleitor registre seu voto.
  • Simples: utiliza um modelo básico de comunicação.
  • Informação adicional: permite complementar informações já enviadas aos eleitores.
  • Resultados: comunica informações relacionadas ao resultado da eleição.

Também é possível visualizar uma prévia da mensagem por meio do ícone de visualização (representado por um olho).

OBS: O texto abaixo é apenas para exemplo, não é necessário ser escrito desta forma.

image.png

Se tudo ocorreu bem, o e-mail será enviado desta forma:

Observação 2: O e-mail só será enviado com ID e senha do eleitor, se o método de importe dos usuários for do tipo password, caso seja Ldap, o ID e senha será o institucional, utilizado no E-campus.

image.png

O tutorial de como  Iniciar Apuração e Computação de Votos está disponível no próximo capítulo. Seu acesso está disponível, através do link a seguir: Clique aqui para acessar o tutorial!