Skip to main content

Conceitos

docker

Docker é um conjunto de produtos de plataforma como serviço que usam virtualização de nível de sistema operacional para entregar software em pacotes chamados contêineres.[1] Os contêineres são isolados uns dos outros e agrupam seus próprios softwares, bibliotecas e arquivos de configuração. Eles podem se comunicar uns com os outros por meio de canais bem definidos. Todos os contêineres são executados por um único kernel do sistema operacional e, portanto, usam menos recursos do que as máquinas virtuais.

container

O que é construído pelo Docker. É uma aplicação encapsulada, construída com as bibliotecas e dependências necessárias, e que pode ser executada em qualquer lugar que o Docker esteja instalado.

host

É a máquina que possui o Docker instalado e que executará os contêineres (no nosso caso, a máquina local).

porta

O mapeamento de portas é utilizado para acessar o serviço que roda dentro do contêiner. Nós abrimos uma porta no host para nos dar acesso à porta correspondente dentro do contêiner docker. Dessa forma, todas as requisições que são feitas no host podem ser direcionadas para dentro do contêiner docker.

volume

O sistema de arquivos do contêiner é volátil, quando o contêiner é destruído, todos os arquivos se perdem. O volume são diretórios externos ao contêiner, que são montados diretamente nele e, desse forma, não seguem esse padrão de volatilidade padrão dos demais arquivos, portanto os volumes são persistidos.

imagem

Uma imagem é como uma versão congelada de um contêiner. As imagens são criadas através de um arquivo chamado Dockerfile ou de um contêiner em execução.

docker compose

Uma ferramenta para definição e execução de múltiplos containers Docker. Com ela é possível configurar todos os parâmetros necessários para executar cada container a partir de um arquivo de definição.

docker hub

É um local onde são armazenadas as imagens docker. Pode ter acesso público ou restrito.

Referências

Docker (software)