Skip to main content

Dicas

Modelagem:

  • Nomes Consistentes: Use nomes consistentes e descritivos para as tabelas e, consequentemente, para as classes de negócio. Utilize as convenções de nomenclatura verificadas no e-Campus.
  • Relacionamentos: Defina claramente os relacionamentos entre as tabelas usando chaves estrangeiras. Lembrando que, quanto mais relacionamentos houver, maior a chance de aumentar a complexidade da implementação lógica.

Classes de negócio (Business):

  1. Responsabilidade única: Cada modelo no Miolo deve ser responsável apenas pela lógica de dados. Evite misturar a lógica de negócios com a lógica de apresentação.
  2. Associações: Defina corretamente as associações entre os modelos, afim de evitar dificuldades nas pesquisas.

Formulários:

  1. Separação de Lógica: Mantenha a lógica de apresentação separada da lógica de negócios. Tente utilizar os formulários apenas visando apenas a apresentação das respostas aos usuários.
  2. Simplicidade: Mantenha os formulários o mais simples quanto possível. Formulários simples e funcionais são indicativos de interfaces mais bem utilizáveis.

Handlers:

  1. Responsabilidade Única: Considere utilizar um handler por contexto de aplicação. Isso facilitará a manutenção das funcionalidades.
  2. Checagem de acessos: Utilize as transações apropriadamente, para que se tenha o controle de acesso mais seguro quanto possível.