Introdução
Após a criação da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a gestão máxima da instituição visualizou a necessidade de implantar um novo sistema que suportasse todos os novos processos institucionais. Portanto, na primeira década dos anos 2000, por volta de 2007, a reitoria à época buscou informações sobre o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e determinou que este seria o sistema aquele a ser utilizado por toda a comunidade acadêmica.
Permanecendo até os dias atuais como um dos principais sistemas da UFVJM, o SIGA (renomeado em 2017 para e-Campus) comporta diversos módulos que visam apoiar a instituição na suas atividades fins, quais sejam o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como naquelas atividades meio, notadamente as atividades administrativas.
Além daqueles módulos trazidos originalmente pelo sistema, diversos outros foram desenvolvidos e outros mais continuam a serem propostos pelos usuários, sendo necessários aos profissionais da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFVJM conhecimentos técnicos sobre o MIOLO, framework empregado para escrever o e-Campus.